PG- Integridade de Materias da Engenharia

Notícias!!!

Defesas e Qualificações

Não há defesas no momento

Oferta de Disciplinas PPG-Integridade 2°/2017

Já está disponível a grade horária do PPG-Integridade 2°/2017...click aqui

XXIV COBEM

03 a 08 de Dezembro. Curitiba de 2017, PR

XXXVIII CILAMCE

05 a 08 de Novembro de 2017. Florianópolis, SC

Editais de Fomento 2017

Veja Todos aqui

Sobre o PPG - Integridade

_____________________________________________________________________________________________________________________

O curso de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia – Pg-Integr,  surgiu em 2011 com uma proposta multi-campi, congregando professores da FGA e Darcy Ribeiro. O Pg-Integridade é um curso avaliado junto as Engenharias III – Mecânica, Oceânica e Aeroespacial e  Produção. Ao longo desses anos o programa tem se solidificado nas regiões centro-oeste, Norte e Nordeste como opção de curso de pós-graduação para engenheiros, físicos e matemáticos. Ainda, destaca-se a forte presença de  discentes da região, sul, sudeste, e estrangeiros. O programa possui atividades de ensino e pesquisa nos campi da Faculdade UnB Gama e no campus principal Darcy Ribeiro, ambos pertencentes a Universidade de Brasília – UnB.

O programa atua em nível de mestrado e possui disciplinas semestrais e correlatas com suas áreas de concentração: Integridade Estrutural, Mecânica Computacional e Materiais de Integridade Estrutural.

Atualmente fazem parte do quadro docente do programa 14 professores que atuam nas diferentes linhas de pes-quisas relacionadas as áreas de concentração do programa: Dinâmica, Vibrações e Fadiga, Interação Fluido Estrutura e Simulação Numérica do Comportamento Mecânico de Materiais e Materiais Estruturais e Biomateriais.

O programa possui em seu breve tempo de existência 43 dissertações de mestrado, mais de 250 artigos em congressos e quase 100 artigos aceitos em revistas e periódicos.

Defesas

Em breve!

Dinâmica de Aerogeradores: Modelagem e Simulação

Descrição: Diante de um cenário futuro de escassez de combustíveis fósseis e de grandes impactos no meio ambiente, a utilização de fontes renováveis de energia tem se tornado objeto amplo de estudos que buscam a diversificação da matriz energética global. Dentre estas diversas fontes, destacam-se as fontes de energia hidráulica, solar e eólica. A matriz energética brasileira é composta principalmente por energia proveniente de fontes renováveis, que atingem 84,6% da oferta interna de eletricidade do país. Para que esse percentual se mantenha em face ao aumento da demanda energética, faz-se necessário o desenvolvimento e ampliação de fontes renováveis. A fonte eólica consiste em uma alternativa real para esse aumento da oferta energética. Estudos indicam que o Brasil possui um potencial de 143GW deste tipo de fonte, sendo que atualmente são utilizados apenas 5 GW. A energia eólica é tradicionalmente capturada por meio de turbinas geradoras que são impulsionadas pelo vento. O uso de turbinas para aproveitamento de energia caracteriza-se como um processo de conversão de baixo impacto ambiental, que pode representar soluções inovadoras no contexto da matriz energética local, regional ou nacional. Este projeto propõe o desenvolvimento de pesquisa em turbinas eólicas. Os temas abordados no projeto, divididos em 3 subprojetos, englobam: análise dinâmica de sistemas eletromecânicos; estudo de torres e pás; e análise de aerodinâmica instacionária. Todos os temas incluem análises numéricas e experimentais com enfoque na formação de recursos humanos e capacitação laboratorial. Além dos temas citados, pretende-se desenvolver uma análise de séries temporais a partir de dados a serem obtidos de parques eólicos. Esta análise será utilizada pelos três subprojetos citados.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (3).

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Controle de Caos em Sistemas Mecânicos

Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de pesquisa em dinâmica não-linear e caos visando aplicações em controle. O uso de estruturas inteligentes, notadamente aquelas envolvendo as ligas com memória de forma, tem especial importância neste contexto. A elaboração de modelos consistentes e algoritmos adequados para a solução numérica caracterizam o trabalho a ser desenvolvido. Do ponto de vista experimental, pretende-se desenvolver técnicas para a análise de séries temporais, o que permite analisar os sistemas dinâmicos sem que se conheçam suas equações matemáticas. Como objetivo geral, pretende-se formar engenheiros mecânicos, mestres e doutores capazes de desenvolver pesquisas em dinâmica não-linear e caos.