O Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia – PPG-Integridade conta com uma infraestrutura de laboratórios adequada ao desenvolvimento de pesquisas científicas de qualidade.

 

Laboratórios localizados no Campus Gama:

 

 

Local: Campus UnB-Gama

 

Professores: Prof.ª Carla Anflor e Prof.ª Sandra Maria da Luz

 

Neste laboratório realiza-se experimentos e trabalhos envolvendo a obtenção, síntese e preparação, assim como, tratamentos térmicos, caracterização estrutural, microestrutural e mecânica de materiais. Também é possível, a partir dos mais diferentes tipos de materiais, confeccionar peças, dispositivos e corpos de prova através de processos de fabricação como usinagem, conformação mecânica e injeção, este último voltado, exclusivamente, para polímeros.

 

 

Local: Campus UnB-Gama

 

Professora: Prof.ª Maria Del Pilar Hidalgo Falla

 

Laboratório criado em 2011 onde são realizadas: sínteses, caracterização morfológica e elétrica, e aplicações de matérias nanoestruturados.

 

 

Local: Campus UnB-Gama

 

Professores: Prof.ª Sandra Maria da Luz

 

Este laboratório possui estrutura capaz de fornecer ao programa os subsídios necessários para a realização de experimentos que envolvam preparação de amostras cerâmicas, metálicas, poliméricas e compósitos. Os equipamentos disponíveis no laboratório poderão ser usados para o desenvolvimento de materiais nanoestruturados. 

 

Canal Youtube

 

 

Local: Campus UnB-Gama

 

Professores: Prof.ª Carla Anflor e Prof.º Jhon Goulart

 

O grupo de Mecânica Experimental e Computacional, GMEC, foi criado em 2013 com a finalidade de agregar docentes e discentes em torno do tema: experimentação e simulação numérica em problemas de mecânica dos sólidos e fenômenos de transporte.

 

GMEC nas bases de Grupos de Pesquisa do CnPQ

 

 

 

Local: Campus UnB-Gama

 

Professores: Prof.º Jhon Goulart

 

O laboratório LEEC faz parte do grupo de pesquisa GMEC. Nesse laboratório os professores associados têm trabalhado com temas envolvendo interação fluido-estrutura, experimentação em turbulência, medição de velocidades, flutuações de velocidade e pressão. Também tem sido utilizado para trabalhos que envolvam processos convectivos de transferência de calor. São técnicas experimentais utilizadas no laboratório: anemometria de fio quente, utilização de transdutores de pressão, medição de temperatura com termopares e uso de resistências, bem como técnicas de visualização.

 

 

Local: Campus UnB-Gama

 

Professora: Prof.ª Maria Alzira de Araújo Nunes e Prof.º Sérgio Carneiro

 

O Lab NVH - Laboratório de Acústica e Vibrações é um laboratório criado com o objetivo de atender as disciplinas de graduação e pós-graduação que com ele se relacione, bem como abrigar e dar suporte às pesquisas desenvolvidas na área, desde a iniciação científica até o mestrado e doutorado acadêmico. O Lab NVH possui bancadas experimentais, analisadores digitais e sistemas de aquisição de dados, transdutores para ensaios em acústica e vibrações, equipamentos para ensaios em acústica e vibrações (medidores de NPS, calibradores de NPS e de vibração, alto-falantes, excitadores eletrodinâmicos, amplificadores de potencia) e diversos softwares de simulação numérica. 

 

 

Local: Campus UnB-Gama

 

Professores: Prof.ª Suzana Ávila e Prof.º Marcus Vinícius Girão

 

Trata-se de um laboratório multidisciplinar, atendendo os programas de metrado e doutorado PPG-Integridade e Programa de Pós-graduação em Sistemas Mecatrônicos. O Laboratório também atende os cursos de graduação da FGA, engenharias automotiva, eletrônica, de energia além de prestar auxílio aos cursos de enga. Civil e Mecatrônica do Campus Darcy Ribeiro. No ambiente são desenvolvidos trabalhos de iniciação científica, projetos de graduação (TCC), dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como projetos aprovados em órgãos de fomento (Cnpq, CAPES, FAPDF).

 

Laboratórios localizados no Campus Darcy Ribeiro:

   

 

Local: Faculdade de Tecnologia - Campus Darcy Ribeiro

 

Professor: Prof.º Daniel Rosa

 

Este laboratório possui 02 máquinas servo-hidráulicas de Ensaio Universal MTS 810 com capacidade de 100 kN para execução de ensaios quasi-estáticos e de fadiga. O laboratório dispõe ainda de um aparato experimental para realização de testes de fadiga sob condições de fretting.

 

Grupo de pesquisa: GFFM - Grupo de Fadiga, Fratura e Materiais

 

 

Local: Faculdade de Tecnologia - Campus Darcy Ribeiro

 

Professor: Prof.º Daniel Rosa

 

O laboratório atende às demandas de ensino do curso de graduação em engenharia, de pesquisas em áreas como engenharias, química, odontologia, e demandas oriundas da sociedade, como análises e emissão de laudos técnicos de caracterização e falhas em materiais. É composto de sala de preparação metalográfica, microscópio ótico, durômetro universal, microdurômetro, potenciostato, equipamento para ensaio microabrasivo, pêndulo de impacto e sala dos fornos de tratamentos térmicos e de sinterização.

 

 

Local: Faculdade de Tecnologia - Campus Darcy Ribeiro

 

Professor: Prof.º Daniel Rosa

 

O Laboratório é equipado com fornos para fusão controlada de metais, equipamentos de aquisição de dados de temperatura, laminador elétrico, politrizes e ferramental para a fabricação de lingotes metálicos. As pesquisas aplicadas no LSM têm o potencial para auxiliar no desenvolvimento e produção de ligas metálicas capazes de atender aos interesses das indústrias aeronáutica, aeroespacial, automotiva, metalmecânica e outras.

 

 

Local: Faculdade de Tecnologia Campus Darcy Ribeiro

 

Professores: Prof.º Marcus Vinícius Girão e  Prof.ª Marcela Machado.

 

A infraestrutura disponível no Laboratório de Vibrações tem viabilizado o ensaio de vibrações, análise modal e caracterização de ondas mecânicas de estruturas leves feitas de materiais compósitos, metamateriais e cristais fonônicos produzidos a partir de manufatura aditiva e materiais inteligentes, caracterização de absorvedores mecânicos de vibração em regime elástico e pseudoelástico, produzidos a partir de ligas de memória de forma, ensaios para caracterização de colheita de energia em estruturas inteligentes.

 

 

Local: Faculdade de Tecnologia Campus Darcy Ribeiro

 

Professor: Prof.º Jorge Luiz Ferreira

 

Este laboratório desenvolve pesquisas na área de fadiga e de caracterização dinâmica de cabos condutores de energia. A infraestrutura do laboratório é composta por três vãos de 60 m, com um sofisticado sistema de controle e monitoramento, que permite a realização de ensaios de fadiga e de auto-amortecimento com alto nível de precisão.

 

Grupo de pesquisa: GFFM - Grupo de Fadiga, Fratura e Materiais

  

 

Local: Faculdade de Tecnologia Campus Darcy Ribeiro

 

Professor: Prof.º Rodrigo A. Miranda

 

O Laboratório de Física dos Plasmas (LFP) do Instituto de Física da UnB foi implantado em 1994  pelo Prof. José Leonardo Ferreia com recursos do Instituto, aproveitando espaço, materiais e equipamentos disponíveis no antigo Departamento de Física.  Desde então, a equipe do LFP vem executando pesquisa e desenvolvimento na área de fundamentos de física e aplicações tecnológicas de plasmas, por exemplo, dispositivos de propulsão elétrica. No dia 1º de Abril de 2015 foi inaugurado o Laboratório de Simulação de Plasmas e Propulsão Espacial (LaSPPE). O LaSPPE tem como objetivo a simulação numérica de plasmas em dispositivos de propulsão elétrica e em dispositivos de confinamento magnético, assim como turbulência em plasmas espaciais. 

 

Canal Youtube

 

  

Laboratórios do Campus Gama que dão suporte ao PPG-Integridade

 

  • Laboratório de Termo-fluidos

 

Local: Campus UnB-Gama

 

Professor: Prof.º  Luciano Noleto

 

Laboratório com área de 107 m2, dividido em 02 módulos de 52 e 53 m2. Este laboratório destina-se ao suporte experimental de pesquisas voltadas ao estudo de aspectos térmicos e fluido-mecânicos das diversas fontes e meios de conversão de energia.

 

 

Local: Campus UnB-Gama

 

Professor: Prof.º  Rhander Viana

 

O Laboratório de Processos de Fabricação da UnB-FGA é um laboratório multiusuário com área de aproximadamente 200 m² que atende as necessidades de fabricação das cinco engenharias do Campus Gama.