O Laboratório está localizado no piso térreo do prédio SG9 do Departamento de Engenharia Mecânica e é equipado com fornos para fusão controlada de metais, equipamentos de aquisição de dados de temperatura, laminador elétrico, politrizes e ferramental para a fabricação de lingotes metálicos.

 

Os estudos realizados no LSM permitem a avaliação da formação das microestruturas brutas de fusão em função de variáveis térmicas e sua correlação com propriedades térmicas, mecânicas, elétricas e químicas, de ligas metálicas como fabricadas e com tratamentos termomecânicos, e a modelagem numérica de processos de solidificação. As análises das ligas se estendem no entendimento dos mecanismos de formação de precipitados, segundas fases formadas fora do equilíbrio e na presença de intermetálicos.

 

Os fornos mufla permitem a fusão de ligas metálicas com temperaturas até 1000oC e podem também ser usados para tratamentos térmicos de peças com grandes volumes. Além dos fornos mufla, o laboratório possui fornos experimentais com capacidade de solidificar metais com retirada de calor unidirecional e transiente, utilizando um sistema de resfriamento à água. Os fornos experimentais são dotados de termopares ligados a aquisitores de dados para a obtenção dos perfis térmicos durante o processo de solidificação.

 

As pesquisas aplicadas no LSM têm o potencial para auxiliar no desenvolvimento e produção de ligas metálicas capazes de atender aos interesses das indústrias aeronáutica, aeroespacial, automotiva, metalmecânica e outras.