Lab NVH - Laboratório de Acústica e Vibrações

Local: UnB - Campus Gama - Prédio UED

Professor responsável: Prof.ª Maria Alzira de Araújo Nunes, Dr. Eng

Web-site: http://www.labnvh.unb.br/

Descrição das atividades do Lab:

- Ensino: Suporte às disciplinas: Acústica e Vibrações Veiculares (graduação em engenharia automotiva);Análise, planejamento e tratamento de dados experimentais (PPGInt).

- Pesquisas acadêmicas: Acústica de dutos; Silenciadores e filtros acústicos; Vibrações no corpo humano; Controle ativo de ruído; Identificação de fontes sonoras; Controle de ruído e vibrações; Manutenção preditiva; Simulações computacionais vibro-acústica.

- Laudos técnicos na área de Acústica e Vibrações, em especial aos requeridos pelo Ministério do Trabalho e Emprego no cumprimento da Norma Regulamentadora NR15, bem como laudos de ruído ambientais e de tráfego.

- Pesquisa e desenvolvimento em parceria com empresas e indústrias, visando integração entre projeto, simulação e construção de produtos.

Equipamentos:

1- Medidor de vibração do corpo humano, HVM100

Finalidade: Medidor de vibração no corpo humano, tanto para o indivíduo sentado quanto a vibração de braços e mãos.

2- Notebook HP Pavilon dm4-2055br Entertainment PC

3- Acelerômetro High sensitivity

Finalidade: Sensor do tipo miniatura com cabo para conexão com placa de aquisição e condicionador de sinais para medir vibração mecânica.

4- PRO-117 4-ch Complete Recorder & Analyzer solution composed of:- dB4 4-ch- dBFA Recorder - Analyzer - Post-Processing Suite.

Finalidade: Placa de aquisição de dados A/D com software de aquisição e pós-processamento dos dados, para coleta de sinais acústicos e de vibrações.

5- Shaker, Modal 20N (20N pkcontinuoussineand 60N pkinstantaneous for burstrandom) andAmplifier

Finalidade: Excitador eletrodinâmico para ensaios de vibração e análise modal de estruturas com amplificador de sinais.

6- AcelerometerIsotron (IEPE), Model 27AM1

Finalidade: Sensor com cabo para conexão com placa de aquisição para medir vibração mecânica.

7- Low-Cost 16-channels Isotron (IEPE) signalconditioner, Model 2793.

Finalidade: Condicionador de sinais com 16 canais.

8- Modal Hammer, Modelo 2302-10

Finalidade: Martelo para excitar estruturas mecânicas com a finalidade de realizar análise modal.

9- Calibrator Cal21 - Type 1 - 94dB @ 1.000Hz - PTB approved Fabricante 01dB Modelo CAL21.

Finalidade: Calibrador de sensor acústico (microfone).

10- SoundTrackLxT Class 1, Sound Level Meter, Fabricante Larson Davis Modelo LxT1.

Finalidade: Medidor de nível de pressão sonora (“decibelímetro”).

11- 4-Channel, ±5 V, 24-Bit IEPE Analog Input Device, FabricanteNationalInstruments, Modelo USB9233.

Finalidade: Sistema de aquisição de dados analógico/digital.

12- Gerador de Funções e formas de ondas arbitrárias 20 MHz. Modelo 33220A.

Finalidade: Gerador de funções completo que oferece formas de onda arbitrárias. Inclui um gerador de formas de onda arbitrárias de 64k pontos como padrão, além de formas de onda senoidais e quadradas de até 20 MHz.

13- Anemometer, Humidity meter, Light Meter, Thermometer, Sound level meter Sound level meter. 5 function, all in one, Modelo LM-8102.

Finalidade: Medidor digital 5 em 1, mede pressão sonora, temperatura, umidade, velocidade do fluxo de ar, e intensidade de iluminação.

14- Medidor de Monóxido de Carbono Fabricante CEM Modelo CO181

Finalidade: Medidor de monóxido de carbono.

15- Portable Single Gas Detector, Fabricante Amtech Modelo BX170 – LCD.

Finalidade: Medidor de gases portátil.

16- 2 unidades de ICP® microphonepreamplifier 1/2" tobeusedwithprepolarizedcondensermicrophone.Tipo 1, Modelo PCB426E01.

Finalidade: Sensor para medir pressão sonora.

17- Calibrador de acelerômetro 1g RMS @159,2 Hz, Fabricante PCB Modelo 394C06.

Finalidade: Calibrador de acelerômetro.

Softwares Licenciados

- LMS Virtual LabAcoustic

- MSC ADAMS

- Ansys

- NI Labview

- LS Dyna

18- Excitador Eletrodinâmico ET127 (Labworks Inc.) com amplificador PA141 (Labworks Inc.).