Competição entre o efeito de escala e do gradiente na fadiga por fretting

Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver uma metodologia de projeto para fadiga sob condições de fretting e para fadiga em componentes entalhados a partir de constantes materiais de fadiga obtidas de ensaios laboratoriais convencionais. Uma metodologia com estas características pode ser usada para projetar componentes mecânicos sujeitos aos mais diversos tipos de concentradores mecânicos, como por exemplo o existente entre a conexão da pá com o disco em motores à jato de aeronaves. A Snecma, empresa pertencente ao Grupo Francês Safran, é uma das maiores fabricantes de turbinas aeronáuticas do mundo e buscou o apoio de nossa equipe no sentido de propor essa metodologia de projeto contra fadiga em alto número de ciclos e capaz de lidar com problemas envolvendo gradientes de tensão de maneira mais universal (ou seja, trata-se o problema de fadiga com contato/fretting de forma similar ao problema de fadiga em concentradores de tensão clássicos). O projeto também conta com um aluno de doutorado francês em processo de co-tutela. O aluno Johan Bellecave permanecerá dois anos no Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas da UnB, sob a orientação do Prof Araújo, e um ano na Escole Normale Superieur de Cachan (ENS-Cachan), sob a orientação da Professora Sylvie Pommier. A defesa de doutorado acontecerá no Brasil com banca composta pelos orientadores do aluno e outros pesquisadores Franceses e Brasileiros.

Alunos Envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1)

Financiador: Universidade de Brasília - Auxílio financeiro.