Elaboração de Roteiros para Aulas Experimentais de Fenômenos de Transporte

Descrição: O presente projeto visa a implementação de roteiros de aulas de laboratório para as disciplinas de Fenômenos de Transporte e Máquinas de Fluxo, bem como o auxílio na correção de relatórios laboratoriais dessas disciplinas. Cabe ressaltar que ambas as disciplinas possuem forte atuação prática e a disciplina de Fenômenos de Transporte é base de sustentação para outras disciplinas da área: Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor e Massa, Máquinas de Fluxo e Máquinas térmicas. A disciplina de fenômenos de transporte congrega os discentes das 04 diferentes engenharias da Faculdade do Gama, visto que esta é uma disciplina obrigatória para o credenciamento do engenheiro junto ao CREA. Tal disciplina trata os diferentes tipos de fenômenos pelos quais energia, massa e quantidade de movimento podem ser transportadas. Assim, durante o semestre uma visão global dos temas acima é apresentada. Esta disciplina causa forte impacto aos alunos dado a necessidade de congregação importantes conceitos matemáticos e conceitos físicos que serão agregados durante a disciplina. A soma destas duas dificuldades causa uma forte antipatia à disciplina levando o processo a um elevado índice de evasão ou reprovação. No início do semestre 01/2012 a Faculdade do Gama recebeu os kits laboratoriais para implementação das aulas prática de Fenômenos de Transporte. Contudo, não existem roteiros laboratoriais para seguir, e os kits permitem a elaboração de mais de uma centena de experimentos. Com a utilização de experiências laboratoriais durante a disciplina espera-se reduzir a evasão ou reprovação da mesma, visto que conteúdos ministrados em sala de aula poderão ser avaliados experimentalmente no laboratório. Nesse contexto se insere esta proposta, que é a necessidade de um aluno bolsista para elaboração de roteiros técnicos para utilização dos kits disponíveis no Laboratório de Fenômenos de Transporte, bem como o auxílio na correção dos relatórios. Está no plano de trabalho.

Alunos Envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1)

Financiador: Fundação Universidade de Brasília - Bolsa.