Estruturação do laboratório GMEC

Descrição: Este projeto tem como objetivo envolver aos alunos e demonstrar a importância de um engenheiro no desenvolvimento de seu país. Apesar do presente projeto estar direcionado apenas à problemas de transferência de calor, existem inúmeros outros temas como por exemplo, problemas estruturais, fenômenos em fluidos, eletricidade entre outros, tratados na engenharia aos quais o aluno poderá tomar conhecimento. A coordenadora deste projeto espera apresentar o tema proposto de maneira simples e agradável aos alunos envolvidos. Como resultado final espera-se ainda que os alunos de ensino médio optem pela engenharia de uma forma mais consciente e entendam pelos menos um pouco, das atribuições de um engenheiro e de sua forma de trabalho. O mesmo resultado é esperado dos alunos do curso de engenharia, uma vez que poderão trabalhar e aplicar alguns dos ensinamentos adquiridos em disciplinas específicas. Apesar das atividades terem sido pensadas de maneira simples, para atender aos alunos de ensino médio, ao término do projeto os mesmos terão uma boa formação na distinção entre os tipos de transferência de calor, simulação numérica e a parte experimental. Os alunos de engenharia por sua vez poderão por em prática seus conhecimentos teóricos além de consolidá-los, pois terão a tarefa de auxiliar aos alunos de ensino médio em suas atividades. Nesta linha este projeto é pensado de maneira a ser cíclico, onde todos os integrantes estarão sempre envolvidos para poder desenvolver as atividades propostas. Todo o material gerado neste procedimento será divulgado e disponibilizado através da página www.nit.unb.br, os materiais serão desenvolvidos na forma de apostilas, tutoriais e vídeo aulas. Chamada CNPq/VALE S.A N 05/2012 - FORMA-ENGENHARIA - Valor financiado R$ 26.843,00.

Alunos Envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1)

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.