Aplicação do Método de Correlação por Imagem Digital a Problemas Inversos na Análise de Materiais Policristalinos em Microescala Usando Método dos Elementos de Contorno

Descrição: Este projeto consiste no estudo de materiais policristalinos em microescala para determinação do comportamento do crescimento de trincas. Neste estudo há a parte experimental onde se realiza o crescimento de grão em laboratório e caracterização das propriedades mecânicas, bem como, a avaliação do comportamento das interfaces dos grãos via correlação de imagem (DIC). A outra etapa consiste na simulação numérica via método dos elementos de contorno onde a partir de todas as informações adquiridas nas etapas experimentais aplica-se um problema inverso de engenharia para determinar o comportamento da trinca. Para desenvolvimento desta pesquisa há uma cooperação internacional onde estão envolvidas três instituições: Universidade de Brasília, Universidade de Sevilla e Universidade Nacional de Mar del Plata.