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Uso de Bancada de Ensaios, Tipo dinamômetro inercial, para estudar o desgaste em discos de freio

Descrição: Sabe-se que o ferro fundido, material de longa tradição de uso na indústria automobilística, possui boa resistência a variações térmicas e, frequentemente, é utilizado em peças sujeitas a grandes mudanças de temperatura. Solicitações térmicas são comuns em: tambores e discos de freio, cabeçotes de motor, coquilhas e moldes permanentes para fundição, peças de fornos, etc. Em geral o tipo de solicitação é complexo, não sendo possível dimensionar o componente e selecionar o material com base em apenas uma propriedade. O presente Projeto visa avaliar o desgaste de discos de freio utilizando uma bancada de ensaio de freio automotivo, tipo dinamômetro inercial, especificamente desenvolvida para este tipo de testes que simula uma situação real de frenagem. A versatilidade do equipamento permitirá analisar, isoladamente e em conjunto, diversas variáveis que afetam a ação de frenagem num veículo automotor; variáveis como: o material do disco e da pastilha de freio, a geometria do disco e da pastilha, a área e a pressão de contato, o ciclo de frenagem, a massa do veículo, a velocidade, etc.

Alunos Envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .