Extração de metais do grupo platina (PGMs) de catalisadores automotivos

Descrição: O uso de catalisadores, introduzido nos automóveis em 1975 (no Brasil desde 1992 e como item obrigatório desde 1997). O sucesso deste dispositivo se deve, unicamente, à performance catalítica dos metais do grupo da platina (PGMs - Platinum_Group Metals: Pt, Pd e Rh) que fazem parte da estrutura física do catalisador. Entretanto, como o número de carros nas estradas vem aumentando a cada dia, novos cortes na poluição por veículo serão necessários para manter a melhoria da qualidade do ar. Embora a quantidade de PGMs, no catalisador, seja relativamente pequena (2 a 4 gramas por quilo de catalisador), sua reciclagem pode ser, facilmente, justificada considerando que: i) os PGMs são altamente recicláveis, com recuperação de até 96% dos metais por processos de reciclagem convencionais; ii) aproximadamente 60% do preço do catalisador é devido ao custo desses metais; iii) as reservas mundiais de PGMs estão concentradas em duas regiões Sibéria e África do Sul; iv) o valor de mercado desses metais e as combinações deles são muito altas; v) no Brasil seu consumo é coberto totalmente por importações; vi) a crescente demanda de PGMs no mundo; vii) do ponto de vista ambiental, já que são elementos de relativa escassez mundial, sua reciclagem permitiria a manutenção das fontes naturais desses elementos. No Brasil existem alguns trabalhos científicos que tratam da reciclagem de catalisadores, desenvolvidos principalmente, nos maiores centros populacionais do país (São Paulo e Rio de Janeiro) e exploram apenas uma condição experimental bem sucedida, deixando em aberto a possibilidade de se estudar outras condições de ensaio. No Distrito Federal não há trabalhos relacionados à reciclagem de catalisadores. Neste sentido, considerando o significativo crescimento do parque automotor em Brasília, e combinado com o enorme potencial de pesquisa tecnológica sendo formado nas instalações da Faculdade Gama da Universidade de Brasília, o presente trabalho de pesquisa visa expl.

Alunos Envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1)