Apresentação

Sobre

O Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia (PPG-Integridade) foi criado em 2011 com uma proposta multicampi entre a Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia – FCTE ( Campus Gama) e a Faculdade de Tecnologia ( Campus Darcy Ribeiro), ambas da Universidade de Brasília-UnB, visando unir e compartilhar dos conhecimentos dispersos entre as duas faculdades, com docentes permanentes lotados nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Automotiva, Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Energia. É um curso de Pós-Graduação avaliado pela CAPES junto à área Engenharias III. 

Dentro desta área, o PPG-Integridade se encaixa nas subáreas Engenharia Mecânica e Engenharia Aeroespacial. Os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PPG são aplicados visando atender as demandas tecnológicas e inovadoras da engenharia automotiva, engenharia aeroespacial e aeronáutica, engenharia mecânica e engenharia de energia sempre com foco nos materiais e na integridade estrutural.

O PPG-Integridade tem sua sede administrativa na FCTE no campus Gama, porém a característica multicampi é preservada com docentes e infraestrutura (salas de aulas, laboratórios, biblioteca) localizada nos dois campis.

O PPG possui duas áreas de concentração:

1.   Integridade Estrutural & Materiais

2.   Mecânica Computacional

Na área de concentração Integridade Estrutural & Materiais tem-se as seguintes linhas de pesquisa: Dinâmica, Vibrações e Acústica, Fadiga e Materiais. Já na área de concentração Mecânica Computacional tem-se as linhas de pesquisa: Interação Fluido-Estrutura e Simulação Numérica do Comportamento Mecânico de Materiais.

O PPG-Integridade busca se consolidar na região Centro-Oeste como um programa de referência nacional e internacional na produção e divulgação de pesquisas científicas nas áreas de Integridade Estrutural e Materiais, focando na formação de recursos humanos capazes de atender os diferentes segmentos da indústria mecânica, automotiva e aeroespacial.

Pular para o conteúdo